contato@festivaldecinemaficc.com.br
I Festival de Cinema FICC – RETROSPECTIVA

O Rio de Janeiro sediou o I Festival Nacional de Cinema Cristão premiando assim 14 categorias no dia 26 de outubro no estúdio da TV Boas Novas. O evento foi transmitido ao vivo para 4 continentes e com link em tempo real também pela internet. Pessoas de toda parte do Brasil e até do exterior assistiram o evento que seguiu o estilo do tapete vermelho. O filme “O valor de um sonho” ganhou 7 categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro (Fernando Antônio, Raudson Reis e Daniel Silva), Melhor Trilha sonora (Jonathan Valim), Melhor Fotografia (Júlio César), melhor diretor (Daniel Silva), melhor atriz (Lara Valim) e Melhor Ator (Thiago Prado). Também receberam a estatueta: Filippe Lima, como Melhor Direção de Arte no drama: “Decisões”. A ficção “O Último Lance de um Leilão” levou a estatueta de Melhor Figurino. “Renúncia” ficou com Melhor Maquiagem. Já o Melhor Curta ficou com: “O Diário de Simonton” e Melhor Animação com “Moda Amarela” com a história do célebre personagem Smilinguido. Na categoria Documentário o mérito foi para Raina Felix com “Moçambique”. E o Vídeo Clipe que mais agradou a comissão julgadora foi “Outono”, da Banda Rendição. A música ressalta a reflexão acerca dos detalhes da criação de Deus.

Os vencedores ganharam R$ 1 mil e uma estatueta criada pelo artista plástico Osvaldo Gaia com a base em acrílico, a Bíblia em madeira, a silhueta em fita de película e a cabeça um carretel. A homenagem do artista mostra que todos os projetos, roteiros e produções precisam surgir da Palavra de Deus e ao ser aberta e lida ela serve de inspiração e direção para o corpo que a executa (os profissionais).

Sob o comando do apresentador de TV André Câmara e da Jornalista Eliana Ovalle, um time de influência conduziu todo o espetáculo apresentando as premiações nas categorias. No time feminino:a Deputada Federal Liliam Sá, a Vereadora Tânia Bastos, a Produtora Andrea Desiderati, as apresentadoras Naiane Câmara, Celeste Fernandes, Cláudia Mattos e as jornalistas Letícia Guerhardt e Karla Simões. No time masculino: o Dr. Rubens Teixeira, o Diretor de Jornalismo da TV RIT Anderson Nascimento, o Cineasta Vlad Aguiar, o Produtor Wellington Junior, o Radialista Márcio Santos e o Ministro de louvor Alexandre Dias.

O evento contou ainda com 250 ilustres convidados entre eles a escritora Sylvia Jane Crivella e participações de Capí Joy, Mateus Santiago, o Grupo Street Dance Peculiar Family e um time de atores talentosos com esquetes que divertiram a platéia.

A produtora cultural Veronica Brendler, diretora da Agenda Cultural Brasil, que em parceria com a Rede Boas Novas realizou o Festival, destacou a sua alegria. Ela incentivou que os profissionais se especializem mais e produzissem com mais qualidade. Com uma pedra na mão ela exemplificou.

“Muitos profissionais do mundo produzem filmes fomentando valores contrários à Palavra de Deus e embrulham em papel de presente e o entregam ao público, influenciando milhares de pessoas. Elas não sabem o que tem dentro e compram pela embalagem”, disse, pegando em seguida um cristal e o embrulhando em um jornal: “Nós temos a pedra angular – que é Jesus – e a embrulhamos em um jornal. Precisamos fazer sempre o melhor para Àquele que é digno de todo louvor”, completou Veronica.

Deixe um comentário